

Sua produção se recusa a ser compartimentada de forma estanque a pretexto de delimitações de fronteiras do saber, posturas ideológicas ou a restrições de materiais e suporte. Sua arte se desdobra em diversos meios como a pintura, o desenho, a gravura, a encáustica, a fotografia, a instalação e o objeto. Seu interesse é pela não representação e o embate entre o abstrato e o figurativo, tensões que não a aprisionam, até a libertam, dando-lhe asas.
A produção artística de Mary Marodin explora temas como memória, afetos e espiritualidade. Ao criar narrativas que transitam entre a imaginação, a realidade e as dimensões espirituais, busca provocar uma reflexão no espectador sobre suas próprias experiências e como as memórias pessoais e coletivas, junto à busca pela transcendência, moldam a percepção do mundo. Cada obra é uma jornada de descoberta, revelando camadas de significado e transformando o cotidiano e o sagrado em uma narrativa de emoção, conexão profunda e transformação."
Se precisar de algum ajuste, é só avisar!
Formação Acadêmica
Artes Visuais - Licenciatura, 2019, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Arquitetura e Urbanismo, 1984 (parcial), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Destaques para as exposições individuais: 2024 Estado da ÀGUA, Estado da Alma com curadoria de Ana Zavadil na Galeria Gravura, Porto Alegre, RS e 2022 "Linhas do Imaginário", curadoria de Viviane Pozza, na Galeria Gravura, Porto Alegre, RS.
Em 2025 participa de várias coletivas com curadoria de Ana Zavadil: Reivindicação: Escrituras e Utopias do Feminismo, no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ; Paisagem do Feminino, no ateliê Susan Mendes mostra paralela da 14 Bienal do Mercosul-2025.
Em 2024 participa de várias coletivas com curadoria de Ana Zavadil: Tessituras da Alma Feminina no Museu de Artes de Blumenau, Blumenau/SC; A Luz das Memórias: o acervo como construção da narrativa poética” no Museu do Imigrante, Bento Gonçalves/RS ;“Experiencias Estéticas” na Associação Vacariense Atelier Livre, Vacaria/RS; “Exercícios da Imaginação: Memória e Invenção” na Galeria do Departamento Municipal de Agua e Esgoto, Porto Alegre/RS. Em 2023 participa das coletivas com curadoria de Ana Zavadil: “Ausências na História, A voz de Artistas Mulheres do Rio Grande do Sul” no Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro/RJ; “O Plano e o Espaço: Ressonâncias Cromáticas” no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, Gramado/RS; “Um Olhar sobre o Passado” no Museu do Imigrante, Bento Gonçalves/RS; “Paisagens (Im)prováveis” na galeria Gravura, Porto Alegre/RS